Publicado por: jesusbrabo | 2013/01/30

Perguntas curiosas sobre propriedades, transformações e misturas de substâncias

Publiquem, em forma de comentários deste post, perguntas, respostas e links (URL) de página que possam trazer mais detalhes sobre o assunto.

Postagem individual. Data limite para postagem: 6/2/2013.

Tema: Eixo 5/Tema 1: Alfabetização e Letramento em Ciências e Matemática IV, Turma 2011T.

About these ads

Responses

  1. O que acontece ao colocarmos um ovo, em um copo contendo vinagre?Obs:
    (O ovo deve está totalmente coberto com vinagre)
    Resposta
    http://tecciencia.ufba.br/reacoes-quimicas/experimentos

  2. Por que os materiais homogêneos apresentam apenas uma fase?

  3. Materiais homogêneos e heterogêneos

    Substâncias e Misturas Químicas

  4. INTERESSANTE SOBRE SOLUBILIDADE:

  5. Podemos utilizar o açúcar que utilizamos dentro de casa (sacarose) como explosivo?
    Achei esse vídeo onde o programa “Ciência em show” explica como fazer este método/experimento.

  6. Podemos utilizar o açúcar que utilizamos dentro de casa (sacarose) como explosivo?
    Achei esse vídeo onde o programa “Ciência em show” explica como fazer este método/experimento.

  7. É possível por meio de propriedades especificas identificar substancias que causam problemas ambientais?

    • Sim . Graças a Química dependendo da avaliação de um conjunto de propriedades especificas.E assim se estabelecem leis como as do CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE(conama).Com isso identificam as substancias tóxicas contidas em materiais muitas vezes de uso domésticos e o destino dos mesmos.
      INTERESSANTE :

  8. Sabiam que existem substâncias poderosas, que são as substâncias radioativas naturais que se encontram no subsolo, e que acompanham alguns materiais de interesse econômico, como petróleo e carvão, que são trazidas para a superfície e espalhadas no meio ambiente por meio de atividades mineratórias. sabemos que o contato constante com estas substância podem causar câncer e outras moléstias. Como então é possível a utilização ( tratamentos de quimio-radioterapia) delas para a cura destas mesmas doenças? Será que possibilita a cura mesmo?

  9. Sabemos que toda mistura homogênea é uma solução que contém duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme.Como ocorre a separação de misturas homogêneas?

    • As misturas homogêneas são mais difíceis de serem separadas, é preciso métodos especiais de separação, como a destilação simples e a fracionada, ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido.
      Esse cometário foi retirado de um site que fala sobre a separação de misturas da equipe Brasil Escola .Esse é o site:
      http://www.brasilescola.com/quimica/separacao-misturas-homogeneas.htm

  10. Na natureza existe água pura?
    Porque, na natureza, água encontra-se misturada a diversos componentes, como, por exemplo, os sais minerais. Água pura seria a água destilada, produzida em laboratórios.
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100528062923AAJUWmY

  11. Sabemos que a solubilidade de um material é uma característica que depende também do solvente. Mediante à esta afirmativa,
    responda e justifique sua resposta: O processo de preparação do café, onde suas substâncias são solúveis a quente e dão um aroma característico a esta bebida, o mesmo aconteceria se as duas substâncias (café e acúcar) fossem colocadas ao mesmo tempo?

  12. Sabemos que quando alguém morre afogado, o corpo primeiro afunda, é depois de certo tempo que ele aparece flutuando. Suponhamos que morreram afogadas duas pessoas ao mesmo tempo, as duas com a mesma estatura de 1,80, sendo que um é margo de 70 quilos e o outro é gordo de 130 quilos. Quem flutuará primeiro, ou os dois corpos flutuaram ao mesmo tempo? Justifique a sua resposta.

  13. O que provoca as chuvas acidas? e qual o mal que pode causar nas pessoas se caso tomar banho com a mesma?

    • “As chuvas ácidas são aquelas onde a concentração de ácidos diluídos é maior que a concentração natural (pH 7). Geralmente são os HNO3 (acído nítrico) ou H2SO4 (ácido sulfúrico) – produzidos na atmosfera através de reações de gases como o NO (monóxido de nitrogênio) e SO2 (dióxido de enxofre) – que tornam as chuvas ácidas.” [Prof. Jesus]
      [As chuvas ácidas ocorrem eventualmente na natureza], os principais contribuintes para a produção dos gases que provocam as chuvas ácidas, lançados na atmosfera, são as emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos. [Entretanto, atualmente] a ação humana [tem sido] grande responsável por este fenômeno. As principais fontes humanas desses gases são as indústrias, as centrais termoelétricas e os veículos de transporte.
      Estes gases podem ser transportados durante muito tempo, percorrendo milhares de quilômetros na atmosfera antes de reagirem com partículas de água, originando ácidos que mais tarde se precipitam.
      A precipitação ácida ocorre quando a concentração de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de azoto [nitrogênio] (NO, NO2, N2O5) é suficiente para reagir com as gotas de água suspensas no ar (as núvens).
      Tipicamente, a chuva ácida possui um pH à volta de 4,5, podendo transformar a superfície do mármore em gesso [na verdade ela reage com os carbonatos e corroe o mármore ou concreto].
      A chuva ácida industrial é um problema substancial na China, na Europa Ocidental, na Rússia e em áreas sob a influência de correntes de ar provenientes desses países. Os poluentes resultam essencialmente da queima de carvão com enxofre na sua composição, utilizado para gerar calor e eletricidade.
      Mas nem sempre as áreas onde são libertados os poluentes, como as áreas industriais, sofrem as consequências dessas chuvas, justamente porque a constante movimentação das massas de ar transporta esses poluentes para zonas distantes.
      Por esta razão, a chuva ácida é, também considerada uma forma de poluição transfronteiriça, já que regiões que não poluem podem ser severamente prejudicadas pela sua precipitação.
      OBS: (se caso alguém encontrar algum vídeo mostrando o dano que a chuva acida causa para as pessoas publique estou curiosa, ainda não encontrei nenhum).
      [Se tomarmos banho em uma chuva ácida é possível que tenhamos leves irritações na pele, pois apesar de ser chamada de ácida a quantidade de ácido que entraremos em contato ao tomar banho de chuva não será suficiente para nós fazer grande mal. Entretanto, a médio prazo, a grande quantidade de chuva ácida, além da corrosão de monumentos, vai alterar o pH da água dos rios e lagos e implicar na morte de peixes e outras espécies aquáticas prejudicando toda a cadeia alimentar de uma região.]

  14. Que elementos constituem os metais pesados para fazer com que o mesmo não seja eliminado do nosso organismo? Por que isso acontece?

    • Rafaela, os metais pesados já são “elementos químicos”. Portanto, creio que tua pergunta ficaria melhor se fosse formulada da seguinte maneira: “Por que nosso organismo tem dificuldade de eliminar rapidamente os metais pesados?”
      R: A dificuldade de eliminação (ou facilidade de absorção) ocorre devido a capacidade de ligação desses elementos com certas moléculas (proteínas e enzimas) que compõe os tecidos do corpo. É importante mencionar que não é somente o fator “elevada massa atômica” que proporciona essa absorção, há outros fatores químicos (eletronegatividade, raio atômico) que possibilitam que certos “íons” de metais pesados sejam absorvidos e outros não. Por exemplo, o cátion (íon positivo) Cr+4 é tóxico mas o cátion Cr+3 não é. Ambos são derivados do mesmo metal pesado, Cromo.
      No link abaixo vocês podem acessar um artigo bem interessante sobre o assunto que pode ajudá-los a entende-lo melhor, inclusive os efeitos de cada um dos principais metais pesados no nosso organismo:
      http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_4/199-CCD-7510.pdf


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.